Get a quote: +39 (0)11 196 206 60  team@vit.travel2025

Articles

Interesting to Know

11 excelentes museus para visitar em Paris

Paris encanta os visitantes com sua incrível vida artística e cultural, variando de instituições de arte mundialmente famosas a pequenas galerias. Mas, com mais de 190 museus e centros culturais à escolha, decidir quais visitar pode ser um pouco estressante.

Então, aqui está nosso resumo de 11 ótimos museus para visitar em Paris para ajudá-lo a elaborar seu itinerário de viagem. E não esqueça que a maioria dos museus é aberta ao público gratuitamente no primeiro domingo de cada mês!

 

Musée du Louvre

Musée du Louvre

Com uma enorme coleção de mais de 38.000 peças de arte, o Louvre é o museu mais famoso de Paris e um dos maiores do mundo. Divididas em cinco andares diferentes, suas galerias exibem preciosas pinturas, esculturas e antiguidades que cobrem civilizações antigas, arte ocidental desde a Idade Média a 1848, bem como arte islâmica. O museu fica em um palácio grandioso do século XII, que serviu de morada da realeza francesa até 1870. Os maiores destaques incluem uma das pinturas mais famosas da França, “Liberdade guiando o povo”, de Eugene Delacroix, “A jangada da Medusa” de Géricault”, “Psique Reanimada pelo Beijo do Amor”, de Antonio Canova, e“ Mona Lisa ”, de Leonardo.
A não perder: um passeio pelos grandiosos apartamentos de Napoleão III na ala Richelieu para sentir o tipo de opulência a que o Imperador estava acostumado.
99 Rue de Rivoli I Louvre.fr
 

Musée de l’Orangerie

Musée de L'Orangerie, Brady Brenot [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)]
 
Os fãs do impressionismo ficarão encantados com o Musée de l'Orangerie. Esta pequena jóia no meio do Jardim das Tulherias é o lar das famosas Ninfas de Monet, um ciclo de oito enormes pinturas a óleo que o artista criou no jardim de sua bela propriedade na Normandia. O museu costumava ser o armazém de inverno para as laranjeiras do Palácio das Tulherias e sua fachada de vidro enche o espaço com excepcional luz natural. As galerias do piso inferior exibem mais de 140 obras de arte, provenientes principalmente da coleção particular do negociante de arte francês Paul Guillaume. Ela inclui excelentes obras de Cézanne, Matisse, Modigliani, Picasso e Renoir, além de peças exclusivas de arte africana.
A não perder: o retrato de Paul Guillaume, feito por Amedeo Modigliani, um dos protegidos do negociante de arte.
Jardin des Tuileries I musee-orangerie.fr
 

Centre Pompidou


 

Centre Pompidou


Projetado pelos arquitectos Renzo Piano e Richard Rogers, o Centre Pompidou abriu na década de 1970 como um centro público de todas as formas de arte e rapidamente se tornou um dos centros culturais mais vibrantes da França, além de uma mostra da arquitetura do século XX. O edifício é um ícone parisiense, com exteriores extraordinários que se assemelham a uma refinaria de petróleo. Hoje, o museu é um local multidisciplinar que abriga oficinas, concertos, exposições e uma fabulosa coleção permanente de arte moderna e contemporânea que abrange os séculos 20 e 21. Isso inclui obras que vão do surrealismo à arte pop, como Matisse, Warhol, Picasso, Duchamp e Miró.
A não perder: a Galerie de Photographies, com uma enorme coleção de fotos (40.000 impressões e mais de 60.000 negativos) que remontam a toda a história da fotografia.
Place Georges Pompidou I centrepompidou.fr
 

Musée d’Orsay

Musée d’Orsay

Uma antiga estação de trem na margem esquerda do Sena, perto dos Jardins das Tulherias, o Musée d'Orsay é o lar de uma excelente coleção de obras de arte de 1848 a 1914, com foco especial nas pinturas impressionistas e pós-impressionistas. A estrutura do edifício é uma jóia em si, com uma bela fachada art nouveau que esconde impressionantes interiores modernos, feitos de vidro e aço. Além disso, os detalhes originais da antiga estação ainda podem ser vistos no restaurante e na grande nave. A coleção inclui grandes obras de arte de artistas como Renoir, Degas, Manet, Cézanne, Klimt e Van Gogh, e muitas vezes abriga exposições temporárias. Às quintas-feiras, o museu fica aberto até as 21h45.
A não perder: as incríveis vistas de Paris por trás do grande relógio no quinto andar - um dos mais famosos pontos turísticos e fotográficos da cidade!
62, rue de Lille I musee-orsay.fr



Musée Picasso
 


 

Musée Picasso


A um curto passeio da Place des Vosges, no encantador bairro de Marais, o Musée Picasso documenta a obra de Pablo Picasso e seu grande amor por Paris, através de uma coleção de mais de 5.000 pinturas, esculturas e objetos pertencentes ao artista. Os destaques incluem pinturas como "Auto-retrato", "Homem com Guitarra", "La Celestina" e "Memento Mori". Os visitantes também podem ver vários papéis pessoais, livros e outros documentos escritos que ajudam a refazer a vida do artista. Ao longo do ano, o museu abriga uma série de exposições temporárias sobre tópicos especiais relacionados a Picasso.
A não perder: os arquivos fotográficos com as fotos tiradas pelo próprio Picasso e os de grandes fotógrafos do século XX, como Henri Cartier-Bresson e Douglas David Duncan.
5 rue de Thorigny 75003 I museepicassoparis.fr



Musée de Cluny 

 
Musée de Cluny, Pline [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)]

Qualquer pessoa interessada na Idade Média deve seguir direto para o Museu de Cluny. Este pequeno museu está localizado dentro de uma autêntica mansão medieval que data do século XIII, no Quartier Latin, e apresenta uma impressionante coleção de artefatos medievais, esculturas e móveis antigos. Uma das peças mais bonitas em exibição aqui é "A Dama e o Unicórnio", um grupo de preciosas tapeçarias do século XV, feitas de lã e seda. A coleção também inclui uma série de esplêndidos vitrais de vários lugares da França, incluindo Sainte Chapelle e St-Denis.
A não perder: os esplêndidos restos de um banho romano que datam do século I.
6 lugar Paul Painlevé eu musee-moyenage.fr

 

Fondation Cartier Pour l’Art Contemporain

Fondation Cartier Pour l’Art Contemporain, www.fondationcartier.com
 
A Fundação Cartier é um museu de arte moderna situado no 14º arrondissement. Está situado em um magnífico edifício de vidro e aço projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel e exibe obras dos séculos 20 e 21, de artistas como James Coleman, Guillermo Kuitca e Damian Pettigrew. Mas o principal atrativo da fundação é seu programa de exposições temporárias bem organizadas, que abrangem uma variedade de tópicos, de Árvores e Matemática a Patti Smith. A fundação está aberta até às 22h às terças-feiras.
Não perca: o bonito jardim da fundação, incluindo um cedro libanês gigante plantado por Chateaubriand em 1823 e uma série de instalações artísticas.
261 Boulevard Raspail I fondationcartier.com
 

La Cité de l’Architecture et du Patrimoine 

La Cité de l’Architecture et du Patrimoine, Jean-Pierre Dalbéra [CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)]

A apenas algumas ruas da icônica Dama de Ferro de Paris, a Cité de l'Architecture et du Patrimoine é dedicada ao patrimônio arquitetônico francês. Dividido em duas galerias principais, o museu exibe reproduções de gesso dos principais monumentos históricos e jóias arquitetônicas da França, permitindo que os visitantes apreciem totalmente os detalhes magníficos que às vezes se perdem ao ver tudo. A coleção cobre um vasto período de tempo, desde a Idade Média até os dias de hoje, e inclui modelos impressionantes da Ópera de Paris, a catedral de Reims, o Arco do Triunfo e o arco do Gros-Horloge em Rouen. Há também uma área com lindos vitrais e murais.
A não perder: uma bebida no café local com uma vista perfeita, como cartão postal, da Tour Eiffel.
1, Place do Trocadéro e 11 de Novembro citedelarchitecture.fr
 

Palais de Tokyo

Palais de Tokyo, Guilhem Vellut from Paris, France [CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)]


Com uma localização estratégica entre a Torre Eiffel e os Campos Elísios, o Palais de Tokyo é um local impressionante, com várias salas de exposições, espaços para espetáculos e uma livraria. Batizado em homenagem à Avenue de Tokyo, antiga rua onde fica o edifício, o Palais foi construído em 1937 para a Exposição Internacional e possui um agradável terraço com vista para o Sena e uma imponente fachada decorada com esculturas gregas. Não há uma coleção permanente, mas exposições temporárias rotativas são organizadas regularmente, com foco especial no cenário artístico emergente na França e no mundo.
Não deixe de comer: o Monsieur Bleu, o restaurante interior que serve cozinha tradicional de bistrô parisiense, com vista para a Torre Eiffel.
Avenue du Presidente Wilson, 13 I palaisdetokyo.com
 

Musée du Quai Branly – Jacques Chirac

 

Musée du Quai Branly – Jacques Chirac, www.verticalgardenpatrickblanc.com

O Museu do Quai Branly - Jacques Chirac é um dos mais novos museus da cidade, inaugurado em 2006, perto da Torre Eiffel, para celebrar artes e culturas indígenas. Estão em exibição cerca de 3.500 peças, divididas em quatro seções dedicadas à África, Ásia, Oceania e Américas, e ilustrando a história e a riqueza de civilizações não europeias, do período neolítico ao século XX. Um dos maiores atrativos do museu é o seu exterior deslumbrante, com uma espetacular parede verde com 15.000 plantas de todo o mundo e uma imponente parede de vidro que separa o prédio da margem do rio.
A não perder: uma caminhada nos jardins luxuriantes e as excelentes exposições e festivais que são organizados regularmente no museu.
Théâtre Claude Lévi-Strauss I quaibranly.fr

 

Musée de l'Armée 
 

Musée de l'Armée, Alonso de Mendoza [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)]
 
Alojado no magnífico Hôtel National des Invalides, o Musée de l'Armée é um museu militar que abriga uma enorme coleção de 500.000 itens históricos que vão da Idade Média ao século XX. Os visitantes do museu podem aprender em detalhe sobre a história militar do país, através de documentos, armas, desenhos, uniformes e objetos do cotidiano. As principais peças em exibição incluem pistolas e acessórios pertencentes a Napoleão Bonaparte e armaduras feitas para o futuro rei da França, Henrique II.
A não perder: a tumba de Napoleão, situada sob a dourada Dôme des Invalides.
129 Rue de Grenelle I musee-armee.fr