A Chiantigiana, menos romanticamente conhecido como SR222, é uma estrada na Toscana que conecta Florença e Siena e leva você a uma viagem incomparável por toda a área de Chianti. Há paisagens de vinhedos ondulantes para ver e belas vinícolas para explorar (recomendamos que você verifique a pitoresca e encantadora vinícola Montefioralle perto de Greve no início do seu passeio) - certifique-se apenas de que seu motorista não bebe muito Chianti Classico ao longo do caminho, caso contrário, você pode fazer um passeio arriscado! Se você gosta de intercalar sua viagem ao mundo do vinho com algumas paradas em algumas cidades encantadoras do topo de uma colina, há muito por onde escolher: por isso reunimos algumas das melhores para facilitar sua decisão.
Greve
Nos arredores do centro metropolitano de Florença fica a pequena e tranquila cidade de Greve, também conhecida como a porta de entrada para a área de Chianti. Tem muita história para oferecer, com o Castelo de Montefioralle do século XIII nas redondezas, bem como a Igreja neoclássica de Santa Croce e o Museu de Arte Sacra, que apresenta obras-primas como uma representação da Anunciação do século XIV. Mas nem tudo é arte e história em Greve: como muitas outras cidades italianas é uma paragem perfeita para comida e vinho (afinal de contas, é na área de Chianti!) Na praça principal (ou, por assim dizer, triângulo devido a sua forma irregular?) há um pórtico com muitas lojas e restaurantes artesanais, incluindo a Antica Macelleria Falorni, um açougueiro que está no mesmo local desde 1729!
Greve
Panzano
Se você está interessado na briga infame entre as cidades-estado de Florença e Siena, a cidade de Panzano é, para você, o ponto de parada perfeito ao longo da Chiantigiana. Ela está localizada quase precisamente no meio dos poderes outrora em guerra e por isso se viu repetidamente destruída durante o conflito. A cidade, no entanto, renasceu das cinzas como uma fênix e possui uma bela arquitetura reconstruída para você admirar, como a Igreja de Santa Maria, que foi reconstruída no século XIX. Se você gosta de provar algumas das iguarias locais durante a sua visita, vá ao famoso açougueiro Dario Cecchini para um bife tradicional florentino ou, se você estiver lá em setembro, não perca o famoso festival de vinhos “Vino al Vino"!
Castellina
Castellina não é apenas uma parada importante ao longo da Chiantigiana por ser o berço do Chianti Classico Consortium desde 1924, mas Castellina também é outro ponto importante da história da guerra florentina-sienesa. Datada do período etrusco, a cidade foi fortificada pelos florentinos no século XV para atuar como um posto avançado defensivo contra seus rivais e, portanto, a arquitetura nos dá a sensação de uma fortaleza militar medieval. O muro defensivo hexagonal da cidade ainda é visível hoje, mesmo depois de ser repetidamente destruído e reconstruído durante os combates! Para ser transportado de volta à Idade Média, faça um passeio pela Via Delle Volte, que era um túnel usado pelos guardas da cidade, sendo agora uma rua coberta cheia de lojas e restaurantes, ou visite a fortaleza do século XV, nos arredores da cidade, que agora abriga o Museu Arqueológico de Chianti.
Castellina
Volpaia
Deseja começar a combinar seu passeio histórico com um grande e agradável copo de vino? Então faça o seu caminho para Volpaia, uma vila histórica que remonta a 1152 com vinho passando pelo coração dela - literalmente, como uma rede de canos transportando vinho através de vários edifícios que compõem a vinícola! Atualmente a vinícola, que ocupa 2/3 da vila, é de propriedade de Giovanella Stiani, cujo pai originalmente comprou o local como campo de caça. Mas agora, a vila foi transformada em um paraíso encantador, onde os amantes de vinho podem ficar em alojamentos com vista para as vinhas onduladas e participar de passeios pelas vinícolas, onde descobrirão os ganchos de secagem Vin Santo, barris de carvalho de madeira e tanques de fermentação de metal (que estão em uma capela do século XV!) cuidadosamente escondidos atrás de paredes do século XII e coberta de flores de alcaparras que brotam naturalmente. Depois de desfrutar de um passeio pela vinícola Volpaia e degustar sua bela seleção de produtos, desde o Chianti Classico ao doce Vin Santo, você provavelmente não vai querer voltar a SR222 tão cedo. Portanto, é bom ter alojamentos em Volpaia para os glutões de vino descansarem!
Volpaia
Monteriggioni
Alguns podem conhecer esta cidade como o lar de certos personagens de Assassins 'Creed, mas há muito mais em Monteriggioni do que suas ligações com o famoso jogo da PlayStation. Conhecida por suas fortificações medievais e torres de vigia, Monteriggioni era uma cidade defensiva para os sieneses durante as escaramuças com Florença: você pode constatar porque era um ponto de observação muito bom ao caminhar pelas antigas muralhas - você pode ver ao longo de quilômetros através da admirável paisagem toscana! Um ingresso para caminhar pelas paredes também fará com que você entre no intrigante museu de armaduras, que abriga reproduções fiéis de armas e armaduras dos períodos medieval e renascentista, algumas das quais você pode experimentar!
Monteriggioni